Reino Monera

O reino monera é formado por bactériascianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). 

As bactérias (do grego bakteria: 'bastão') são encontrados em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia. As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos.

No século XIX foram determinadas pela primeira vez as causas das epidemias conhecidas desde a antiguidade. Este periódo é um periódo em que vários investigadores descobriram que microorganismos de diversos tipos eram agentes causadores de um número de doenças que afectavam a humanidade.

Características das bactérias

As bactérias possuem as seguintes características:

  • São seres unicelulares (possuem uma única célula)
  • São formados por membrana citoplasmática, parede celular e cápsula. Não possuem um núcleo definido.
  • Realizam a locomoção por meio de prolongamentos citoplasmáticos denominados por flagelos.
  • São parasitas (seres que dependem totalmente do corpo hospedeiro), ou saprófitas, excepto em algumas formas.
  • A multiolicação é por bipartição e por vezes por conjugação
Condição de vida das bactérias. Tamanho, forma, estrutura e funções
As bactérias são organismos vistos apenas microscópicmente, por isso as suas dimensões variam entre duas icras de largura e duas á dez micras de comprimento.
A forma das bactérias vaia de acordo com certos factores ambientais como: Temperatura de incubação, Tempo de cultura, Composição do meio, etc.
Quanto a forma, considera-se três grandes grupos de bactérias que são: 
  • Cocos, possuem uma forma esférica;
  • Bacilos, possuem forma de botão;
  • Espirilos, possuem forma
As bactérias são constituídas por membrana citoplasmática, que rodeia o citoplasma, no qual se encontra o nucleóide e a parede celular, por fora da membrana citoplasmática.
As bactérias também necessitam de nutrientes para a realização de suas actividades, estes nutrientes podem ser orgânicos e inorgânicos.
  • Os nutrientes orgânicos são encontrados em animais, plantas, ácidos e açucares;
  • Os nutrientes inorgânicos são essencialmente a água, e os saís minerais.
As bactérias quanto a sua nutrição podem ser:
  • Heterotróficas, são as bactérias que necessitam de alimentos pré fabricados e dividem em dois grupos;
  • Autotróficas, são as bactérias que retiram do meio sbstâncias inorgânicas para fabricarem os seus próprios alimentos.
Importância das bactérias
Destacaremos a importância das bactérias em dois grandes ramos que são:
  • Agricultura, existem no solo bactérias capazes de transformar o oxigénio (O2) orgânico, que não é assimilável pelo vegetal, em azoto (N2) assimilável sob forma de saís. 
Este processo é chamado de nitrificação, e ela é realizado por diferentes fases onde intervém vários grupos de bactérias.
Podemos encontrar também algumas bactérias que vivem independentes no solo, como podemos verificar o caso dos azoto bactérias, que fixam o azoto atmosférico contido no solo e o transformam em proteinas e podem ser chamadas de bactérias fixadoras de azoto.
  • Indústria, nas indústrias utiizam-se as bactérias nas fermentação de ceros produtos. 
O açucar do leite transforma-se em ácido láctico devido as enzimas das bactérias lácticas. O fábrico do leito e do queijo baseia-se neste processo chamado fermentação láctica.
As acetobactérias produzem o ácido acético apartir do álccol obtido do sumo das frutas. Se neste sumo chegar o ar suficiente para que as bactérias se multipliquem, estas transformarão o álcool contido nos líquidos em ácido acético. Este processo é conhecido por fermentacção acética.
As bactérias que produzem o álcool etílico transformam os açucares em álcool e dióxido de carbono (CO2). Este processo recebe o nome de fermentação alcoólica.



Translate this Page